sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Visão da ACAF

As pessoas e suas formas de organização (famílias, grupos, agrupamentos, comunidades e sociedade) numa visão holística são os verdadeiros agentes de promoção do desenvolvimento econômico e do avanço tecnológico que está transformando rapidamente o nosso planeta numa aldeia global. A história do tempo presente parece conduzir os homens para uma vida cada vez mais ecumênica e coletiva, no entanto, perguntamo-nos, será o homem meramente o produto de suas relações de trabalho e produção?
Com a crescente interdependência de todos, o bem estar da humanidade necessita cada vez mais de uma consciência e liberdade pessoais que permitam uma verdadeira ação cooperativa em nível local, regional, nacional e internacional. Todavia é fundamental que exista uma consciência cultural; é fundamental que saibamos quais culturas e valores deverão prevalecer nesse imenso espaço intelectual – a pessoa humana é mais do que aquilo que faz ou produz; ela não pode e não deve ser reduzida a estatísticas, sendo transformada num servo do Estado ou numa engrenagem do mercado.
Todas as ações humanas eficazes surgirão dessa tomada de consciência, e terão como consequência o desenvolvimento moral e intelectual de cada pessoa. Esse ambiente bem-sucedido permitirá que metas como a preservação do meio ambiente, do patrimônio cultural, a promoção dos direitos humanos, a responsabilidade dos pais pela escolha pedagógica e educacional dos filhos menores, a promoção dos valores e consequente avanço social, façam parte do cotidiano das pessoas num esforço conjunto para realizar o sonho de “menos Estado e mais Sociedade”; um país de melhores práticas sociais e de instituições mais confiáveis, em suma, um país mais livre, próspero, justo e virtuoso.
Para o sonho se tornar realidade, a participação e interação dos setores cultural, religioso, acadêmico e empresarial se torna crucial pela capacidade criadora, pela possibilidade de captar recursos humanos e financeiros, bem como pela liderança que cada um deles exerce nas suas áreas de atuação. Tais setores são poderosos agentes de transformação e devem refletir o respeito pelo infinito valor de cada pessoa humana e servir de exemplo, por intermédio de suas práticas, para as futuras gerações. Ao adquirir respeito pelas pessoas, nossos colaboradores ganham o respeito e a admiração das comunidades que são impactadas por suas atividades, passando a ser gratificadas com o reconhecimento de suas ações.
Estamos num momento em que diversos setores da sociedade estão redefinindo seus papéis e não podemos deixar de acrescentar nessa agenda a experiência da dignidade, do valor e da ação humana como fundamento de uma estrutura comunitária que afirme a singularidade (sem personificação) de cada pessoa humana, permitindo sua plena participação na ordem social, vivenciando os desdobramentos filosóficos, culturais, econômicos e legais, com sua proposta radical de valorização do humano.
Ao trazer essa proposta de vanguarda para todos os cenários culturais, a Academia Acreana de Filosofia abre novas perspectivas para o surgimento de um mundo mais humano e socialmente mais justo para as novas gerações, pretendendo ser o recurso intelectual mais respeitado, por propor uma mudança de paradigma, além de se tornar centro de referência e contra-referência para estudos, pesquisas e debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante desde que pensado por você